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Este
trabalho visa notar a importância do livro didático na educação infantil, uma
vez que sabemos que o mesmo é de suma importância na aprendizagem das crianças
e um instrumento complementa de trabalho para os docentes, mas ainda de
integração entre o educador e os alunos, visto que é o professor quem o
desvenda para os estudantes, algo indispensável principalmente em si tratando
de meninos e meninas em idade escolar inicial.
Por isso a escolha certa do livro que se vai usar em sala de aula é
significativa, pois ele pode cooperar para instruir as crianças ou dificultar a
assimilação do conhecimento (Considerando um livro com linguagem complicada e
outros prós).
O Livro didático Através da Infância de
Rosália Sandoval (pseudônimo de Rita Rosália de Abreu), publicado em 1918 na
cidade de Recife é exemplo de como um bom livro pode contribuir para a
aquisição do conhecimento dos educandos. O livro reúne historias e poemas que incessantemente
narram à infância ou mostra uma criança como personagem principal. De forma
imperceptível Rosália consegue com seu livro, ensinar aos alunos lições de
gramatica, geografia, ciências, história, física e química. Algo que diferencia
a obra é que ela vai além do ensino acadêmico abordando da mesma forma graciosa
temas religiosos, sociais e falando de preconceito. Ensinando a ter respeito pelos mais velhos e
pobres, há admira-los. Em algumas historietas a autora revela sua própria
infância como transparece no poema: Minha Casa
A
minha casa é pobre, mas tão linda! Pela manhã, diversos passarinhos ledos vêm
cantar, dentro do meu jardim, nos canteirinhos, e dentro do pomar.
Vejo
palácios de belleza immensa, cuja deslumbrante architectura a mente abrasa...
comtudo os não prefiro á sã ventura que sinto quando estou na minha casa.
A‟
tarde, quando o pae vem do trabalho, - da luta nobre que nos dá o pão,
quotidianamente, - mamãe o abraça, e eu beijo-lhe a mão... Como é feliz a
gente!
A‟
mesa do jantar, todos reunidos... A louça limpa, os vidros crystallinos, a
comida cheirosa... A Ventura nos vendo assim unidos, atira sobre nós petalas de
rosa.
E,
quando um dia a contigencia humana obrigar-me essa casa que amo tanto, a
abandonar, será com a alma toda immersa em pranto que deixarei o meu querido
lar!
A autora revela que para a criança não é
necessário superficialidades e consumo hiperbólico, todavia a inocente meninada
necessita de um lar e proteção dos pais. Outro ponto elementar do livro é que ele
não possui uma hierarquia (professor-aluno), Rosália se mostra como mestre e
aprendiz ao mesmo tempo, construindo assim um elo com os educandos os quais
passam a se identificar com os personagens, tornando ainda mais gratificante o
aprendizado. A escritora alagoana Rosália Sandoval (1876 – 1876), dedicou sua
vida a produção literária, venceu os preconceitos da época em que vivia por ser
mulher, solteira, poeta, pobre e mestiça em um contexto histórico onde a mulher
vivia sobre domínio dos homens e não possuíam direitos próprios como ate mesmo o
de exercer uma profissão que lhe garante-se o sustento como no caso da
escritora. Ela inovou o livro educacional trazendo tópicos comuns do seu
cotidiano e exibindo coisas simples como flores, estrelas e o sol, assuntos que
chamam a atenção dos estudantes. Uma vez tido sido professora por anos e diretora
de escola, Rosália sabia se transportar para o universo infantil e foi
justamente nesse campo onde ela mais se destacou e marcou sua presença, no
entanto a autora mesmo possuindo tal relevância ainda é pouco conhecida na
sociedade alagoana e brasileira como um todo.
Todavia conhecer sua criação Através da
Infância nos faz refletir sobre a influência do livro didático na construção
moral e acadêmica dos aprendizes, já que é o local onde são encontrados os
conhecimentos, saberes e valores passados pelos professores aos discentes
(muitas vezes como única ferramenta), também nos faz perceber que é primordial
uma melhoria na estrutura e seleção dos conteúdos de muitos livros atuais. Num
país como o Brasil com um sistema educacional deficiente é fundamental que o
livro didático usado em sala de aula seja um material bem elaborado e que traga
consigo informações acessíveis de acordo com a idade da criança, propiciando
divertimento, cultura, poemas e arte. Que seja um meio para o leitor melhorar
seu vocabulário e raciocínio logico, que amplie seu campo de visão, que o ajude
a elaborar sua capacidade de argumentação, que incremente a imaginação das
crianças e estimule sua criatividade, e o mais essencial que leve o aluno a
criar um pensamento crítico segundo suas próprias conclusões e não baseados em
dados prontos.
Acho importante, eu lembro que quando eu era pequena, meu prazer era ler os meus livrinhos e ainda têm pais que acham que não é importante. Bjooooooooo!
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